quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

10 moedas de 1 euro vs uma nota de 10 Euros?



  A Joana trouxe da escola um bloco com 10 bilhetes para vender...

- Mãe, o professor disse que cada papel é uma moeda de um euro.
- Está bem filha...a  mãe compra todos.
Na manhã do dia seguinte:
- Joana tens aqui uma nota de 10 euros para entregares ao professor, são dos bilhetes.
-Nããããoooooo mããããeeee!!!!!! Tu não percebes, o professor disse que era uma moeda por cada papel.(começa o choro)
- E então Joana? São dez papeis tens aqui dez euros.
- Ohhhh mãe, tu não sabes nada, se tem dez papeis tenho que ter dez moedas.
-Oh Joana, é igual filha, dez moedas de um euro é igual a uma nota de dez euros.
- O professor vai ralhar......(já soluçar)
- A mãe então hoje leva-te à escola e fala com o professor (naquela de ela se acalmar e dizer que não é preciso)
- Oh mãe, mas vais mesmo!!!!!
-Está bem, eu vou mesmo.
Chegamos à escola ao mesmo tempo que o professor.
Ao entrar na sala, as crianças forão ter com o professor eufóricos a dizerem que já venderam os bilhetes todos, a maioria com uma nota de dez na mão.
- Está a ver Joana? Os teus amigos também tem uma nota.
Nisto o professor vê a Joana com cara de choro e vem ter comigo e pergunta se aconteceu alguma coisa.
Eu explico a situação ao professor, ele faz um ar de riso e diz à Joana que tanto faz ser dez euros em moedas ou notas, e que na aula iria explicar isso.
E lá fui eu trabalhar... a pensar qual será a próxima cena. 

3 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Fez-me lembrar um episódio que ocorreu com a minha irmã, tinha ela uns 5 ou 6 anos: ela tinha juntado cerca de 500$00 (à época) em moedas e o meu pai quis trocar as moedas por uma nota de 1.000§00, o que ela muito veemente recusou porque tinha muitas moedas e só ía receber uma nota em troca LOL
As crianças têm coisas engraçadas. faz-nos pensar o quanto aprendemos ao lingo de uma vida.
Beijinhos

Pauluxa disse...

Bom dia,
Que maravilha, são estas cenas dos nossos filhos que nos fazem trazer um sorriso fácil aos nossos lábios! Eu felizmente tenho dois filhos óptimos, hoje são jovens adultos, mas guardo todas recordações destas cenas que tanto me fazem rir hoje em dia.
Parabéns pelas tuas princesas, que a vida lhes sorria muito.
Beijinhos tem um óptimo dia, tu conseguiste fazer com esta partilha fizesse do meu dia um dia mais bem disposto.
Obrigada

mfc disse...

Eles passam sempre por um processo de aprendizagem longo!
Repara que nós ainda continuamos nesse processo... e continuaremos.