quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Não é à toa que por vezes elas "ajudam" na cozinha!


As crianças são especialistas em esmagar, rasgar e bater com coisas, por isso, porque não aproveitar estas qualidades para fazer deles mini-cozinheiros? As tarefas ligadas à cozinha ajudam as crianças a desenvolver as suas capacidades físicas e cognitivas. Segue-se o que os pequenotes podem fazer na cozinha e quando:
Crianças na cozinha!
• 2 anos - Os miúdos desta idade estão a aprender a usar os músculos dos braços, por isso deixe-os limpar fruta e legumes, debulhar milho, descascar ervilhas ou partir feijão-verde.
• 3 anos - Para aprenderem a controlar as mãos, deixe-os amassar, mexer a massa de um bolo ou barrar pão com manteiga (usando uma faca de plástico).
• 4 – 5 anos - Nesta idade, já estão a aprender a controlar melhor as mãos e os dedos. Ensine-os a usar aparelhos como espremedores e batedeiras e a medir com copos ou taças.
• 6 a 10 anos - Partir ovos ou decorar um bolo. As crianças destas idades já conseguem fazer quase todas as tarefas complicadas, desde que não usem equipamentos perigosos, como facas afiadas; estas devem ficar fora do seu alcance até que os pais achem que as crianças estão prontas a usá-las.
Tirado daqui.

1 comentário:

mfc disse...

Mau...mau... isto não será trabalho infantil?!
Eheheheheh...
Beijinhos.