sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lombinhos de porco grelhados com molho verde e batata cozida

Esta é uma receita fácil, rápida e muito boa. Aqui no Vale do Sousa mais propriamente em Penafiel existe um restaurante onde vou regularmente (entre outros), que tem por nome "O Cedro". O que mais gostamos de lá comer são os lombinhos com molho verde e batata ás rodelas grossas cozidas e depois fritas em óleo bem quente, e têm um digestivo...humm!


Os lombinhos são uma parte do porco sem qualquer gordura, boa mas cara, a minha alternativa é a pá de porco que dá para muitas receitas: febras, bifanas, rojões, carne alentejana, lombinhos...

Tempero a carne só com sal e grelho de forma a ficar uma crosta por fora e por dento tenra, mal passada mas sem sangue. Numa panela coloquei as batatas a cozer.


Molho verde: numa taça piquei salsa, alho e uma cebola pequena...


Juntei bastante azeite e vinagre


Escoei as batatas e deitei-as numa travessa, por cima os lombinhos grelhados e reguei com algum molho. 



11 comentários:

SoraiaSilva disse...

ADORO esse molho verde ;)
Tenho sempre feito em casa..
Também costumo fazer um, em que deito colorau e uso para pincelar o frango, quando assado na brasa!
É óptimo.
Beijinhos*

Sarokas disse...

hum...que delicia carla!gostei muito do aspecto!

Tuquinha disse...

Estou aqui para te agradecer amaneira como cozinhas...gosto demais da comida que tu aqui apresentas, fazes-me lembrar com este tipo de cozinha muitas coisas agradáveis...tens aqui uma fã, sinceramente.

Depois para te dizer que o meu forno NÃO TEM VENTOINHA. Pré-aqueço a 180º com as resistências de baixo e o grill ligadas enquanto preparo oa massa. Meto o bolo dentro (ao meio do forno) desligo o grill e deixo aasar o tempo necessário. Mas, tb já me aconteceu isso que tu falas...
E agora para te dizer que a minha melhor amiga vive em PENAFIEL....Ainda um dia te convido para um café quando for a casa dela ok?
beijoquinhas e BFS

Sónia Paula disse...

Que bela sugestão...
Bjcas

Cristina disse...

Muito apetitoso.

Acho que vou experimentar um dia destes.

Bjs e bom fim de semana

Tuquinha disse...

E já agora se vieres ou passares aqui por Mirandela dá toque, tenho todo o gosto em te receber ok?
Beijo

Unknown disse...

Que maravilha...bjinhos

Sandra G disse...

Temos que aproveitar ao máximo este tempo para utilizar o forno, adoro comida no forno.

Bjs

Chef Daniel Deywes disse...

Eu amo uma carninha de porco, ainda mais bem feitinha como essa...

Parabéns

abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com

Paulinha disse...

Hummm que aspecto bommm! Tenho que experimentar =)

moranguita disse...

esse prato esta excelente
de facto podemos usar outra parte do porco amis economica tornando-a uma receita do dia a dia